segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Importância do logaritmos



Quando os logaritmos foram inventados, cerca de 400 anos atrás, pelo escocês Jonh Napier, afirmou-se que eles "dobravam" a vida dos astrônomos. Isso porque, naquela época, os astrônomos estavam entre os cientistas mais influentes, e eram, também, os que realizavam o maior número de cálculos. Usando logaritmos, eles notaram que podiam fazer seus cálculos cerca de duas vezes mais rápido!

Com a invenção dos logaritmos, o matemático e banqueiro John Napier propôs, na verdade, uma nova maneira de contar. Essa nova operação - o logaritmo - imediatamente reduziu complicadas contas, que chegavam a levar anos(!), de astrônomos, como Johannes Kepler, Pierre Simon, o Marquês de Laplace, e Tycho Brahe, que viu nos logaritmos um instrumento de trabalho muito importante, por minimizar o tempo gasto na resolução dos cálculos das órbitas dos planetas.

Além de aplicações em Astronomia, localizando as posições dos planetas, essa operação facilitou enormemente os trabalhos em navegação (orientação no mar), em operações bancárias (como empréstimos), em engenharia (construções) e, também, nas ciências que estavam nascendo.
Mas, o que é um logaritmo? Logaritmo é o expoente de um número (base), que indica a potência a que se deve levá-lo para se obter, como resultado, outro dado número. Napier compreendeu que qualquer número pode ser expresso nesses termos. Por exemplo, 100 é 102 e 23 é 101,36173.

Descobriu, além disso, que o logaritmo de a vezes b é igual ao logaritmo de a mais o logaritmo de b - o que transforma complexos problemas de multiplicação em problemas mais simples, de adição. Alguém que esteja multiplicando dois números grandes precisa, apenas, procurar seus logaritmos numa tabela, somá-los e achar o número que corresponde a essa soma, numa tabela inversa, de antilogaritmos.
A sua obra "Descrição da maravilhosa regra dos logaritmos" causou grande surpresa e entusiasmo, porque se trata de técnicas simplificadoras de resolução de problemas de cálculo numérico, problemas esses relacionados ao desenvolvimento do comércio e do progresso da navegação e astronomia. O sistema logarítmico aplicou-se, inicialmente, à trigonometria, necessária à navegação e às observações astronômicas, mas foi estendido, mais tarde, ao cálculo corrente. A palavra "logaritmo" foi inventada pelo próprio Napier, a partir das palavras gregas "Logos" - razão - e "Aritmos" - número.


A descoberta
A descoberta dos logaritmos aconteceu quando Napier procurava uma relação de correspondência entre as progressões aritméticas e as progressões geométricas, quando teria escrito, em latim, as seguintes correspondências, como mostra o quadro ao lado.
A notação dos logaritmos como a conhecemos hoje é devida ao astrônomo e matemático Kepler que, em suas publicações de 1621, 1622 e 1624, escreveu, respectivamente: Logarithmorum 8 basis 2 aequales 3, Logarithm 8 b2 = 3 e, portanto, Log2 8 = 3.

Ainda usando logaritmos
Hoje temos calculadoras que também nos ajudam a realizar cálculos rapidamente. Mas, elas não resolvem todos os problemas sozinhas: há muitas áreas em que o uso de logaritmos é essencial para resolver problemas matemáticos. Por exemplo, logaritmos são necessários para resolver problemas de potências desconhecidas. E um problema desse tipo não se resolve apenas pressionado botões de sua calculadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário